Links Escoteiros
- União dos Escoteiros do Brasil
- Escoteiros de Minas
- Loja Escoteira Nacional
- MEU PAXTU
- PAXTU Administrativo
- mAPPa Jovem
- mAPPa Adulto
Redes Sociais
Quero Ser Escoteiro
Aprofunde seu Conhecimento
- O Escotismo no Brasil
- A História do Fundador
- Caio Viana Martins
- O Escotismo em Muriaé
- Palavra do Fundador
- Olave Baden Powell
- 1º Grupo de Gilwell
Arquivos Úteis
Escotismo na Prática
- Grande Uivo
- Roca do Conselho
- Corte de Honra
- Assembléia de Tropa
- Promessa Escoteira
- Compromisso Sênior
- Investidura Pioneira
- Reunião da COMAD
Técnicas Escoteiras

Escotismo em Muriaé

Em Muriaé, desde 1920 tem notícia da presenca do movimento escoteiro, devido a sua localização privilegiada com a proximidade do Rio de Janeiro, e também devido cidade ser grande produtora de café recebendo por isso influência carioca por meio dos barões que vendiam o seu produto na capital. Possuimos em nossos arquivos fotos e recortes de jornal e também cartas escritas datadas da época. Embora o movimento escoteiro ser de muita utilidade para a comunidade, este esteve adormecido em Muriaé por quase 30 anos, sendo novamente reinserido na cidade principalmente pela iniciativa do Pe. Jose Tukenburg, Chefe orlando Eugênio dos Reis e outros voluntários.
A retomada do movimento escoteiro em Muriaé se inicia com a chegada a cidade do Padre Jose Turkemburg, para atuar como Capelão da Matriz São Paulo, que junto com Ch. Orlando Eugenio dos Reis e outros voluntários iniciaram em fevereiro de 1962 as reuniões. O Padre José, vindo do Rio de Janeiro e já com a experiencia e conhecimento da então abertura de Grupos Escoteiros, tendo este tambem fundado na Cidade do Rio de Janeiro o 33 Grupo Escoteiro do Ar Padre Vernin.
Para que esta idéia saisse do papel e tornasse realidade e o Grupo fosse fundado, o Ch. Orlando então presidente interino fez várias viagens a capital do Pais o Estado da Guanabara (Atual Rio de Janeiro), para conseguir uma autorização provisória de funcionamento e realizar os primeiros levantamentos, além de uma visita de um membro da União dos Escoteiros do Brasil.
Esta visita aconteceu em meados de abril de 1962 com a presenca do ch. Sebastiao Luiz Barreto que em sua primeira viagem a Muriaé, so esperava encontrar para a reunião a equipe de voluntários e se assustou ao deparar com quase 80 escoteiros.
Depois das formalidades, ch Sebastiao voltou para o Rio e pouco depois o Grupo recebia o certificado de funcionamento definitivo, em 30 de maio de 1962, data em que fora realizadas as primeiras promessas. Nesta Primeira fase, o grupo foi chamado de 41 Grupo Escoteiro Catolico PIO XII, em homenagem ao Papa PIO XII e tendo como lenco nas cores amarelo ouro e borda branca e o símbolo, o Escudo da Bandeira do Vaticano, inicialmente instalado no salão paroquial da Matriz São Paulo no Centro.
Com o crescimento do Grupo e a necessidade de reformas na Igreja Matriz e o salão paroquial do centro, acabamos ficando sem sede, quando entao o Pe. Jose Turkemburg que neste período ja atuava como Paroco da Igreja Nossa Senhora da Conceição na barra, ofereceu então o salão Paroquial da barra para utilizarmos como sede provisória.
Em 1971 após empenho incondicional do chefe Orlando uma vez que o grupo ja possuia grandes proporções e não podia mais ocupar o espaco da Igreja, conseguiu junto a prefeitura a doação de um terreno e assim foram iniciadas as obras de construção da sede em regime de mutirão a entao rua Dr. Marcus Tarcisio 85, no bairro da Barra, e então o Grupo passou a funcionar em prédio proprio, pernanecendo o nome de 41 Grupo Escoteiro Católico PIO XII, abrindo vagas ha mais membros.
Entre 1975 e 1983 o Padre Jose Turkemburg retorna para o seminário em Juiz de fora, ficando o grupo na responsabilidade do Ch Orlando,e demais Escotistas como Sergio Henriques da Silva, Primo Afonso Demolinari e outros. Devido a problemas de saúde, ch. Orlando se afastou em 1982 e logo depois veio a paralisação das atividades do Grupo.
Em 1989 , ainda sem a atualização reconhecimento da União dos Escoteiros do Brasil, o grupo foi reaberto pelo Chefes Pedro Paulo e Elder Moreira tendo em seguida o apoio dos irmãos Marcos Antônio Machado e Carlos Alberto Machado recebendo novamente seu certificado de funcionamento em 1990 permacendo aberto e até entao cumprindo seu papel na formação social e do Caráter dos jovens muriaeenses. Neste Período o grupo teve uma alteração de seu lenço e nome, passando a s chamar Grupo Escoteiro Pio XII e o lenço no tecido de cor palha com a borda azul clara. Em 1993 a regiao Escoteira de Minas gerais solicitou que o grupo voltasse a usar o seu lenção original visto a incompatibilidade com outro lenço na regiao e assim voltamos a usar o lenço amarelo ouro com bordas brancas.
Em 2003 através de sua Diretora Maria das Graças Martins Nunes, o lenço teve uma nova versão com um desenho atualizado com bordado computadorizado que deixou o lençoo ainda mais bonito.
Muitos escotistas passaram pelo grupo deixando aqui a sua contribuicao para o movimento escoteiro em Muriaé como Anis Abbas, Jose Camilo, Marlene, Mailton, José Maria, Elaine Manhanine, Mario, Ivo, Lauro, Joel Peixoto, Maria das Gracas, Sandra...(me perdoem os que nao mencionei, pois até me emociono nesta hora).
Em 2006 com a comemoracao dos 44 anos de fundação do grupo, estiveram presentes os fundadores Ch. Orlando Eugenio dos Reis e o Padre Jose Turkemburg em uma grande festa e com um desfile pela cidade.
Em 2012, o ano do Jubileu de Ouro, como parte das comemorações, foram realizados varios eventos locais, distritais e regionais em Muriaé, entre eles a Assembléia Regional Escoteira que e a reunião de representantes de todos os grupos escoteiros de Minas, quando tambem fomos condecorados com a Medalha de Gratidao ouro pelos relevantes serviços prestados a sociedade Muriaeense e tambem o trofeu da longevidade em comemoracao aos 50 anos de fundação.
Em 2013, após a reunião da assembléia de pais e visando uma maior participacao de jovens e adultos na instituição, foi sugerido pelos presentes na assembláia uma nova adequação no lenço e no nome do Grupo, alterações estas que aconteceram somente em 2016, quando o nome do grupo foi alterado para Grupo Escoteiro PIO XII de Muriae sob o mesmo numeral, cor e símbolo do lenço.

Em 2016 com o intuito de melhorar a identidade visual da instituição, novamente levamos a apreciacao da assembléia a nova logomarca do grupo trocando o símbolo do vaticano pela bandeira do munícipio de Muriaé, em uma visão estilizada tendo ao centro a flor de liz símbolo do escotismo e a coroa que mantém ligações com a origem do vaticano, com as adequações da logomarca, alteramos também o lenço que passará a ficar em tecido amarelo ouro, com a borda branca e com uma fita azul do lado esquerdo e uma fita vermelha do lado direito
Após estas mudanças, todas autorizadas pela União dos Escoteiros do Brasil - Região de Minas Gerais a atual diretoria disponibiliza esta nova home page remodelada e atualizada que mostra um pouco da história do movimento escoteiro em nossa cidade ate os dias de hoje.
Fonte: Entrevista com Ch Orlando Eugênio dos Reis em 12 de março de 2006 e com ch Frederico César Napoleão em 30 de julho de 2016.