Links Escoteiros
- União dos Escoteiros do Brasil
- Escoteiros de Minas
- Loja Escoteira Nacional
- MEU PAXTU
- PAXTU Administrativo
- mAPPa Jovem
- mAPPa Adulto
Redes Sociais
Quero Ser Escoteiro
Aprofunde seu Conhecimento
- O Escotismo no Brasil
- A História do Fundador
- Caio Viana Martins
- O Escotismo em Muriaé
- Palavra do Fundador
- Olave Baden Powell
- 1º Grupo de Gilwell
Arquivos Uteis
Escotismo na Prática
- Grande Uivo
- Roca do Conselho
- Corte de Honra
- Assembléia de Tropa
- Promessa Escoteira
- Compromisso Sênior
- Investidura Pioneira
- Reunião da COMAD
Técnicas Escoteiras

Tipos de Fogueiras e suas aplicações

Voce vai acampar? Que bom! Pode ser um camping com todo o conforto ou um lugar selvagem, onde a emoção e o contato com a Natureza são mais fortes. Mas, neste caso, voce precisa se preparar mais. Depois da preocupação com a agua, o item mais importante é o fogo. Ele lhe dará calor, segurança e a garantia de uma comida quentinha. Ainda assim, não esqueça o ditado: "Quem brinca com fogo, pode se queimar." Sua aventura em um acampamento rústico terá sucesso se voce puser a mão na massa e aprender a usar o fogo como companheiro. Ele o ajudará a ter comida gostosa, iluminará a roda de amigos aqueçendo o bate-papo, e garantirá um sono quentinho e livre da presença de animais indesejáveis.
FOGO DE CACADOR

Um dos melhores para cozinhar, é o preferido dos exploradores. Escolha dois troncos verdes de cerca de 50cm de comprimento e 15cm de diâmetro cada. Coloque-os lado a lado, com a abertura mais larga virada para o lado do vento e a mais estreita será usada para apoiar as panelas. Mantenha o fogo baixo. Acrescente lenha só quando for necessário. O uso de carvão também é apropriado. Os troncos verdes podem ser substítuidos por pedras grandes ou tijolos adequadamente empilhados.
FOGO ESTRELA

Nada melhor que fazer uma roda de amigos ao redor deste fogo. Ele é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não é necessério cortar lenha. Junte alguns troncos ou galhos secos, disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro, onde se acende uma pequena fogueira. A medida que as pontas vao se queimando, é só empurrar os pauzinhos mais para o centro.
FOGO REFLETOR

Para as noites frias, prepare este excelente aquecedor natural: construa uma pequena muralha com troncos verdes para dirigir o calor em uma só direção. Prepare a fogueira protegida na muralha. Cuide para que o vento sopre em direcao a paliçada e não a barraca. Uma rocha ou barranco também podem funcionar como refletor. Neste caso, verifique se o local é bom para se armar uma barraca.
FOGO DE TRINCHEIRA

Este fogo consome pouca lenha, oferece menos riscos, não e incomodado pelo vento e não irradia tanto calor, sendo apropriado para os dias quentes. Construa uma valeta mais rasa e larga de um lado, e mais funda e estreita do outro, para que o vento sopre do lado mais largo para o mais estreito. Se o chao for duro, corte as bordas bem retas de modo que apoiem as panelas ou cruze sobre a cova alguns galhos verdes que possam apoiá-las. O único inconveniente deste fogo e ficar ao nível do chão, o que deixa seu uso um pouco desconfortável.