Links Escoteiros
- União dos Escoteiros do Brasil
- Escoteiros de Minas
- Loja Escoteira Nacional
- MEU PAXTU
- PAXTU Administrativo
- mAPPa Jovem
- mAPPa Adulto
Redes Sociais
Quero Ser Escoteiro
Aprofunde seu Conhecimento
- O Escotismo no Brasil
- A História do Fundador
- Caio Viana Martins
- O Escotismo em Muriaé
- Palavra do Fundador
- Olave Baden Powell
- 1º Grupo de Gilwell
Arquivos Úteis
Escotismo na Prática
- Grande Uivo
- Roca do Conselho
- Corte de Honra
- Assembléia de Tropa
- Promessa Escoteira
- Compromisso Sênior
- Investidura Pioneira
- Reunião da COMAD
Técnicas Escoteiras

1 Grupo de Gilwell
HISTORIA E SIMBOLISMO
Em qualquer pais onde haja Escoteiros, voce encontrará, cedo ou tarde, Escotista usando um lenco escoteiro de cor rosada grisaceo com um retangulo de tecido escoces a ele aplicado. Sobre o lenco e ao redor do pescoco pende uma correia de couro com contas de madeira de forma singular.Qual o significado? Como estes Escotistas conseguem permissao para uso ?Este conjunto de pecas do traje ou uniforme escoteiro nada mais significa de que seu portador ter concluido sua formacao como Escotista, cursando todas as etapas do Esquema a formacao da Insignia da Madeira.
O primeiro curso para formacao de chefes escoteiros teve lugar em Londres em 1910. Outros foram realizados durante os quatro anos anteriores a I Guerra Mundial. Todos foram considerados experimentais dados em forma de conferencias e de pouca demonstracao.Nao satisfeito, B-P chegou a conclusao, para que esses cursos fossem mais eficientes, deveriam ser trazidos para o campo e faze-los funcionar como se fosse uma tropa no Sistema de Patrulhas. A guerra de 1914-18 retardou as novas experiencias mas nao impediu que, em fins do ano de 1918, o amigo de B-P , senhor W. Bois Mac Laren , entao Comissionado de Distrito de Rosenneath, em Dunbaitonshire - Escocia, se oferecei para comprar um terreno como B-P almejava, na parte leste de Londres. Formou-se um pequeno Comite para localizar algo que servisse ao Movimento. No inicio de 1919, os membros deste comite foram informados da existencia de uma fazenda abandonada a vinte anos e que se encontrava a venda nos bosques de Epping o Hainault.O descobridor de Gilwell foi P.B Nevill recomendando por um sub-chefe de tropa de Bethnal Green, chamado Gayfer. Em 8 de marco foi feita a primeira visita de inspecao. Os primeiros a acampar ali, conforme os arquivos oficiais da associacao inglesa, foi o cla de pioneiros do Sr. Nevil desta data ate sua inauguracao, escoteiros e pioneiros realizaram acampamentos de limpeza, abertura de caminhos e vias de circulacao e plantio de arvores. Gilwell Park foi inaugurado em 25/07/1919 sendo que BP receberam os convidados com o tradicional cha Ingles, a esposa de Maclaren, cortou as fitas com cores escoteiros na porta principal.Nesta ocasiao BP agradeceu a W. Bois Maclarem por generosidade de desprendimento a causa escoteira, condecorando-o com o LOBO DE PRATA. A insignia da madeira, surge no movimento escoteira pelas maos do proprio BP associada ao primeiro curso para formacao de escotista, realizada em Gilwell Park, como centro de treinamento de chefes escoteiros, de 08 a 19 de setembro de 1919, de acordo com o sistema concebido pelo fundador. O esquema da insignia da madeira e composto de tres parte a saber: a primeira consiste de uma estudo sobre os fundamentos e o programa escoteiro a seguir vem a pratica em campo, concluindo-se com a terceira e ultima parte do acompanhamento do candidato verificando se esta ciente e aplicando o metodo escoteiro.
O PRIMEIRO GRUPO DE GILWELL
Todos os escotistas que conquistaram a Insignia da Madeira ( IM ), em qualquer pais reconhecido pela Organizacao Mundial Escoteira ( WOSM ), passam a ser membros do 1 Grupo de Gilwell, do qual B-P e reconhecido como Chefe de Grupo Perpetuo.
E um grupo único, bastante original, que rompe todas as regras dos P.O.R,s do mundo, nao possuindo Assembléia, Diretoria, Conselheiros e Programa. Reune-se uma vez ao ano em Gilwell no primeiro ou segundo fim de semana de setembro fim de setembro. Muito de seus membros nunca participaram ou visitaram e talvez nunca o facam, porem se sentem orgulhosos em integrar este grupo. Nao sao seres superiores e nem devem se sentir como tais, mas sim por terem despendidos esforcos significativos na participacao de um esquema de capacitação e experimentando uma forma impar de vida no campo. A Insignia da madeira, em si, nao tem nenhum valor, são duas contas de madeira, pendentes em um cordao, porém, para todos que a conquistaram, e um sinal de orgulho pois representa a universalidade de Gilwell e de seu treinamento, que embora tenha sofrido atualizações ao longo dos anos e adaptações a realidade de cada pais, se mantem impregnado pelo espirito de fraternidade e eficiência como idealizou B-P.
SIGNIFICADO E VALORES ASSOCIADOS
A partir do significado simbólico que lhe é atribuida, é possivel anunciar um conjunto de valores associados a Insignia que devem estar sempre presente ao Escotista, seu portador. Um primeiro grupo de valores e a da idoneidade: Seu portador deve ser um Escotista formado e qualificado para exercer a missao de educador, com uma competência reconhecida através da prática de um escotismo de alta qualidade. Um segundo grupo de valores tem a ver com a idoneidade moral: sendo o Escotismo um método de educação baseados na prática de princípios morais expressos na Lei e na Promessa Escoteira, o educador que e chamado a aplicar tal método não pode, ele mesmo, deixar de ser um exemplo de vivência desses princípios essa e por conseguinte, uma condição a exigir aos portadores da Insignia da Madeira.
Um terceiro grupo, decorrente do anterior, tem a ver com a firmeza do compromisso assumido, como segue uma responsabilidade de aplicação das suas competências aos servico dos jovens. Uma responsabilidade de auto-avaliaço contínua e permanente, no sentido desenvolver cada vez mais aquelas competências e de dar cada vez mais testemunho daqueles valores; uma responsabilidade de disponibilidade pessoal e de abertura, sem a qual os anteriores não são possíveis. Por tudo isto, finalmente, a Insignia da Madeira deve ser vista como um desafio e nunca como uma distinção ou prêmio.
O USO COMO PECA DO TRAJE E/OU UNIFORME ESCOTEIRO
O uso do colar e do arganel são apropriados em todas as circunstâncias em que seu portador se apresente em traje e/ou uniforme regulamentar. Em atividades dirigidas, primeiramente, aos jovens, os portadores da IM NÃO DEVEM USAR O LENÇO DE GILWELL, devendo limitar-se a usar o colar e o arganel com o lenco regulamentar do orgao (grupo, distrito, regiao e/ou nacional) que representa em reuniões, atividades ou eventos em vez do Lenço de Gilwell. O uso do lenço de Gilwell e exclusivamente em atividades de formacao no sentido amplo, isto e, nas acoes para formacao propriamente ditas e ainda nas reunioes, cursos e atividades que de alguma forma tenha ligação com a formação de Escotistas, restrito ou não a portadores da IM. Da IM, que compreende as terceiras e quartas contas, permanecem de propriedade da Associação Nacional, a quem seu portador deve devolver quando solicitado por quem o nomeou.
COMPILACAO, PESQUISA E ATUALIZACAO POR DCIM VERNER BLACK - UEB/DN SETEMBRO 1994